o que é o HIV

HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana, na sigla em inglês. Isso significa que o HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do corpo, diminuindo a capacidade do organismo de se defender contra microrganismos. Os microrganismos podem causar infecções fatais a uma pessoa cujo sistema imunológico foi enfraquecido pelo HIV.


HIV não é AIDS. O HIV é o vírus que, caso a infecção não seja tratada, pode causar AIDS, sigla em inglês para a "Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”. A AIDS é uma condição muito séria, na qual o sistema imunológico é debilitado pela infecção crônica causada pelo HIV, e pode levar o paciente à morte. Atualmente, não existe cura para o HIV ou para a AIDS, mas o tratamento médico e um estilo de vida saudável podem ajudar o paciente a se manter sadio e melhorar sua qualidade de vida.

Quem pode contrair o HIV?

Qualquer pessoa pode contrair o HIV. Homens, mulheres e crianças; pessoas de qualquer idade, raça ou grupo étnico; religião, origem econômica ou orientação sexual.



É possível ajudar a acabar com a propagação do HIV?

Sim, você pode ajudar a evitar a propagação do HIV. O HIV é transmitido de pessoa para pessoa durante atividades em que o contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais pode ocorrer. Ao usar um preservativo corretamente toda vez que você fizer sexo, não usar drogas ilícitas ou compartilhar agulhas, e incentivar seus parceiros ou parceiras sexuais e outras pessoas a fazerem o mesmo, você ajudará a impedir a propagação do HIV. Todo mundo deveria fazer o teste pelo menos uma vez na vida. E qualquer pessoa que se envolva em comportamentos de alto risco deve fazer o teste regularmente.

Ajuda e Serviços

Conhecer seu estado sorológico para o HIV é importante. Não tenha medo de ver o resultado do teste. Ao receber um resultado positivo para o HIV, você deve procurar tratamento com um médico para permanecer saudável por mais tempo e até melhorar sua saúde atual. Isto também pode impedir que você transmita o vírus acidentalmente para outra pessoa. Ao saber que é HIV negativo, você deve continuar a se proteger para permanecer negativo. Se informar sobre o HIV (e a AIDS) e fazer teste de HIV é a atitude correta para proteger a sua saúde e a saúde das pessoas que ama.


E se o teste der positivo?

É muito importante entender que, se você tiver um resultado positivo, um médico, clínica ou profissional de saúde deverá confirmar o resultado do seu Autoteste de HIV OraQuick®.


Embora o HIV seja um vírus causador de infecção grave, muitas pessoas com HIV e AIDS têm uma vida longa e saudável, graças aos novos e eficazes tratamentos. Pode ser angustiante obter um resultado positivo no teste de HIV, mas há algumas coisas que você pode fazer para retomar o fôlego. Primeiro, você deve visitar seu médico, uma clínica local ou outro profissional de saúde para confirmar seu resultado no teste de HIV. Só então você saberá se tem HIV. O seu médico ou profissional de saúde solicitará vários testes para determinar seu estado atual de saúde e orientá-lo sobre os cuidados necessários para combater o HIV. No Brasil, o Ministério da Saúde, por meio do SUS, oferece gratuitamente todos esses serviços de atendimento, testagem, acompanhamento e medicação para pessoas vivendo com HIV.


Se o seu resultado for confirmado por um médico, clínica ou profissional de saúde, isso NÃO significa que você tem ou terá AIDS. A AIDS é uma condição muito extrema, na qual o sistema imunológico foi seriamente danificado por uma infecção crônica causada pelo HIV, e pode levar o paciente à morte. A detecção e o tratamento precoce podem ajudar a impedir que o HIV evolua para a AIDS.