Abri meu teste e não há líquido no tubo. O que devo fazer?

Se não houver líquido no tubo de teste ao abrir o kit, é sinal de que ele está com defeito. Por favor, entre em contato com nosso Serviço de Apoio ao Cliente, gratuitamente, pelo telefone 0800 204 4042.


Você pode descartar o teste com o lixo comum; não são necessárias precauções extras.


Comece o procedimento de teste OraQuick® com um novo kit e siga cuidadosamente todas as instruções de manuseio. Leia as instruções antes de iniciar o teste e certifique-se de entender como colher sua amostra. Em seguida, coloque-a no frasco indicado por pelo menos 20 minutos e não mais do que 40 minutos antes de ler o resultado.



O que devo fazer se eu (ou meu filho, amigo/a ou parceiro/a) beber acidentalmente o fluido do tubo de teste?

Os ingredientes no fluido de teste não são tóxicos e não apresentam riscos conhecidos para a saúde na quantidade fornecida no frasco. Se você ou alguém que você conhece engoliu parte do líquido e está preocupado, entre em contato com seu médico. Se você não conseguiu concluir o teste, obtenha um novo kit.


O que devo fazer se espirrar líquido do tubo de ensaio no meu olho?

Os ingredientes no fluido de teste não são tóxicos. Se esse líquido atingir o olho, lave-o imediatamente com água.


Há uma pequena bolsa de material absorvente dentro da embalagem que contém a haste de teste. Devo fazer alguma coisa com isso?

A pequena bolsa dentro da embalagem do tubo de teste foi projetada para impedir que a umidade afete o material durante o armazenamento. Ela não será usada no teste OraQuick® e você pode descartá-la no lixo comum.


Removi por engano/de forma acidental a haste de teste (ou ela caiu) do frasco muito cedo, antes dos 20 minutos. Meus resultados serão válidos?

Se você removeu a haste ou ela caiu em algum momento após colocá-lo no tubo antes de completar 20 minutos, o resultado não será válido, mesmo que você tenha recolocado imediatamente a haste no tubo. A haste deve permanecer no tubo de teste por pelo menos 20 minutos, conforme mostrado nas instruções. Portanto, caso esse tempo não seja respeitado, não considere seu resultado uma indicação precisa de sua condição de HIV.


Você pode descartar o teste com o lixo comum; não são necessárias precauções extras.


Repita o procedimento de teste OraQuick® com um novo kit e siga cuidadosamente todas as instruções de manuseio, inclusive as dos diagramas que acompanham o material.


O que devo fazer com os materiais depois de fazer o teste?

Você pode descartá-los no lixo comum; não são necessárias precauções extras.

O que significam as letras "C" e "T" no visor da haste de teste?

A letra "C" na haste de teste significa "controle". Se você seguiu as instruções cuidadosamente e esperou 20 minutos após colocar a haste no tubo de ensaio, uma linha deve aparecer ao lado da letra "C". Essa linha significa que seu teste está funcionando. Caso contrário, você precisará fazer um novo teste.


A letra "T" na haste significa "teste". Uma linha ao lado da letra "T", mesmo que seja fraca, juntamente com uma linha ao lado da letra "C", indica um resultado positivo para o teste e você pode estar infectado com HIV.


Uma linha "T", mesmo que seja fraca, e nenhuma linha "C" significa que o teste não está funcionando e você precisará fazer um novo teste.


Se você tiver um resultado positivo, precisará necessariamente de um segundo teste para confirmar o resultado. Nesse caso, procure seu médico ou clínica local para fazer um novo teste com acompanhamento de um profissional de saúde.


Quando li o resultado do teste não havia nenhuma marcação ou cor na haste de teste. O que isto significa?

Se a haste de teste não tiver nenhuma linha no momento do resultado, significa que o teste não funcionou. Portanto, não considere o resultado obtido como uma indicação válida de sua condição de HIV.


Você pode descartar o teste com o lixo comum; não são necessárias precauções extras.


Repita o procedimento de teste OraQuick® com um novo kit e siga cuidadosamente todas as instruções de manuseio. Leia as instruções antes de iniciar o teste e certifique-se de que entendeu como colher sua amostra. Em seguida, coloque-a no frasco indicado por pelo menos 20 minutos e não mais do que 40 minutos antes de ler o resultado.


Meu teste não tem uma linha em "C", mas tem uma linha em "T". O que isto significa?

Se o seu teste tiver uma linha ao lado da letra "T", mas nenhuma linha ao lado da letra "C", isso significa que o teste não funcionou. Para que um teste funcione, uma linha deve aparecer na área marcada com "C." Portanto, não considere o resultado obtido como uma indicação válida de sua condição de HIV.


Você pode descartar o teste no lixo comum; não são necessárias precauções extras.


Meu teste tem uma linha no "C" e uma linha muito fraca no "T". O que isto significa?

Qualquer linha ao lado da letra "T" na haste de teste, independentemente da cor ou sombra, significa que você tem um resultado positivo para o HIV, que deve ser confirmado por um profissional de saúde. Consulte seu médico para fazer um teste de acompanhamento e verificação do resultado do seu Autoteste de HIV OraQuick®. Até que o resultado seja confirmado, tome precauções para evitar risco de transmissão do HIV, especialmente em atividades sexuais.


Meu teste tem uma linha no "C" e uma linha vermelha muito escura no "T". Por que essa linha é tão escura? O que isso significa?

Se o resultado do seu teste mostrar uma linha próxima à letra "C" e qualquer linha próxima à letra "T", significa que o resultado é positivo, ou seja, existe a possibilidade de você estar infectado pelo HIV. A intensidade das linhas na haste do teste não tem relação com o estágio da doença ou potencial de infecção pelo HIV. Portanto, uma linha mais escura ao lado da letra "T" não quer dizer que você é mais positivo. Você vai precisar de um segundo teste para confirmar o resultado. Consulte seu médico ou profissional de saúde para fazer um teste de acompanhamento e confirmar o resultado do seu Autoteste de HIV OraQuick®. Até que o resultado seja confirmado, tome precauções para evitar qualquer chance de transmissão do HIV, especialmente em atividades sexuais.


O resultado do meu teste foi positivo. Alguém pode contrair o HIV tocando, lambendo ou tendo qualquer outro tipo de contato com a saliva na haste de teste ou no tubo ou líquido de teste?

Não há risco de contaminação do HIV via saliva, pois o fluido oral não contém o vírus, somente os anticorpos do HIV. Além disso, cientistas e especialistas médicos afirmam que esse vírus não sobrevive bem fora do corpo. Isso significa que o risco de transmissão ambiental (propagação) é remoto. Como o resultado do seu teste é positivo, você precisará de um segundo teste para confirmar sua condição de HIV. Consulte seu médico ou profissional de saúde para fazer um teste de acompanhamento e confirmar o resultado do seu Autoteste de HIV OraQuick®. Até que o resultado seja confirmado, tome precauções para evitar qualquer chance de transmissão do HIV, especialmente em atividades sexuais.


Você pode descartar o teste no lixo comum; não são necessárias precauções extras.