FAQs

O que é o OraQuick®?


O Autoteste de HIV OraQuick® é uma maneira confidencial e precisa de fazer o teste de HIV em sua própria casa. É o mesmo teste usado e recomendado por muitos profissionais de saúde de todo o mundo.

O Autoteste de HIV OraQuick® usa fluido oral para verificar a presença de anticorpos HIV-1 e HIV-2. Os resultados saem em 20 minutos e, se você seguir as instruções cuidadosamente, o teste poderá detectar o vírus em mais de 99% das pessoas infectadas pelo HIV. Como este é um teste de "triagem", é fundamental, em caso de resultado positivo, buscar uma unidade de saúde para que a confirmação do diagnóstico seja feita por um médico.

O Autoteste de HIV OraQuick® deve ser usado apenas para testar o HIV e não para outros fins. Se você precisar fazer um teste de gravidez ou de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre em contato com seu médico ou profissional de saúde. Eles podem te orientar sobre os testes mais adequados nesses casos.

O teste de anticorpos anti-HIV detecta as células que o sistema imunológico (de defesa) do corpo cria em resposta à infecção pelo HIV. Quando o HIV entra no corpo, o organismo reage produzindo anticorpos; no caso do HIV, os anticorpos não conseguem combater a infecção, mas, mesmo assim, a presença deles pode ser usada para dizer se uma pessoa tem HIV em seu corpo. A maioria dos testes de HIV detecta a presença de anticorpos, não o próprio vírus.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) determinou – e vários estudos de apoio confirmaram – que a transmissão do HIV não ocorre por meio da saliva. O teste OraQuick® detecta anticorpos produzidos em resposta à infecção pelo HIV, não o próprio vírus.

Os testes de HIV com fluidos orais são muito precisos. Nos estudos, o Autoteste de HIV OraQuick® confirmou uma precisão de 99%.

Se você tiver mais dúvidas sobre os testes de HIV com fluido oral, converse com seu médico ou profissional de saúde. Eles podem ajudá-lo a descobrir o melhor teste para seu caso.

Os testes rápidos de HIV que usam fluido oral são seguros, precisos e fornecem resultados rápidos. São uma boa opção para pessoas que não gostam de tirar sangue ou furar o dedo. O Autoteste de HIV OraQuick® também oferece benefícios como conveniência e privacidade.

Os testes rápidos de HIV que usam fluido oral são também mais seguros para os profissionais de saúde. O risco de exposição a doenças infecciosas é muito menor no contato com o fluido oral do que com o sangue. Nunca foi comprovado que o contato com a saliva resulte na transmissão (disseminação) do HIV.

O Autoteste de HIV OraQuick® pode fornecer resultados precisos três meses após a exposição de risco. Se você fizer o teste antes de completar três meses da possível exposição e o resultado for negativo, é aconselhável repetir o teste após completar esse período.

Se houver necessidade de testar antes de três meses, recomendamos que você procure um profissional de saúde em sua região.

Falso positivo é quando o resultado de um teste de HIV aponta que uma pessoa tem HIV, mas na verdade não tem.

As condições que podem levar a um teste de HIV falso positivo são:

  • Leitura incorreta do teste como positivo
  • Não seguir cuidadosamente as instruções de uso
  • Não esperar 15 minutos depois de comer, beber ou mascar goma de mascar, ou 30 minutos depois de usar produtos de higiene bucal, antes de fazer o teste;
  • Ter recebido uma vacina contra o HIV;
  • Passar a haste várias vezes em cada gengiva durante a coleta oral.

Um autoteste positivo de anticorpos anti-HIV deve ser sempre seguido por um segundo teste, com orientação de um médico, para confirmar ou descartar a existência de infecção pelo HIV.


Antes de fazer o teste

O Autoteste de HIV OraQuick® é destinado a pessoas com 12 anos ou mais. Portanto, não deve ser utilizado em crianças abaixo dessa idade. Se você estiver preocupado com a condição de HIV do seu filho fora dessa faixa etária, converse com o médico. Ele pode ajudar a determinar se seu filho está infectado.

Sim, é seguro usar o Autoteste de HIV OraQuick® se você estiver grávida e/ou amamentando.

É seguro usar o Autoteste de HIV OraQuick® se você usar aparelho ortodôntico ou de retenção.

Se você possui próteses que cobrem suas gengivas, há alguns passos a cumprir antes de fazer o teste. Você deve:

1. Retirar as dentaduras.

2. Lavar qualquer resíduo restante nas gengivas.

3. Aguardar 30 minutos.

4. Fazer o teste de acordo com as instruções.

Até o momento, não há evidências de que o uso de antibióticos ou medicamentos (exceto antirretrovirais) possam afetar os resultados do teste. Prossiga com a realização do teste conforme as instruções.

Não há nenhum preparo especial, apenas lave a boca com água a fim de retirar qualquer resíduo das gengivas 30 minutos antes de iniciar o teste. Ao fazer o Autoteste de HIV OraQuick®, você deve usar a haste coletora para esfregar o lado esquerdo e direito da gengiva superior e o lado esquerdo e direito da gengiva inferior. Cada gengiva deve ser esfregada apenas uma vez. Você deve seguir as instruções do teste com cuidado para obter um resultado preciso. Verifique se há uma linha ao lado da letra "C" na haste de teste, se a linha aparecer, você saberá que seu teste está funcionando e seus resultados serão precisos. Isso ocorrerá se você seguir as instruções cuidadosamente e esperar pelo menos 20 minutos após colocar a haste no tubo de ensaio. Se a linha não aparecer ao lado da letra "C", o teste não funcionará corretamente e você precisará fazer um novo teste.


Fazendo o teste

Se não houver líquido no tubo de teste ao abrir o kit, é sinal de que ele está com defeito. Por favor, entre em contato com nosso Serviço de Apoio ao Cliente, gratuitamente, pelo telefone 0800 204 4042.

Você pode descartar o teste com o lixo comum; não são necessárias precauções extras.

Comece o procedimento de teste OraQuick® com um novo kit e siga cuidadosamente todas as instruções de manuseio. Leia as instruções antes de iniciar o teste e certifique-se de entender como colher sua amostra. Em seguida, coloque-a no frasco indicado por pelo menos 20 minutos e não mais do que 40 minutos antes de ler o resultado.

Os ingredientes no fluido de teste não são tóxicos e não apresentam riscos conhecidos para a saúde na quantidade fornecida no frasco. Se você ou alguém que você conhece engoliu parte do líquido e está preocupado, entre em contato com seu médico. Se você não conseguiu concluir o teste, obtenha um novo kit.

Os ingredientes no fluido de teste não são tóxicos. Se esse líquido atingir o olho, lave-o imediatamente com água.

A pequena bolsa dentro da embalagem do tubo de teste foi projetada para impedir que a umidade afete o material durante o armazenamento. Ela não será usada no teste OraQuick® e você pode descartá-la no lixo comum.

Se você removeu a haste ou ela caiu em algum momento após colocá-lo no tubo antes de completar 20 minutos, o resultado não será válido, mesmo que você tenha recolocado imediatamente a haste no tubo. A haste deve permanecer no tubo de teste por pelo menos 20 minutos, conforme mostrado nas instruções. Portanto, caso esse tempo não seja respeitado, não considere seu resultado uma indicação precisa de sua condição de HIV.

Você pode descartar o teste com o lixo comum; não são necessárias precauções extras.

Repita o procedimento de teste OraQuick® com um novo kit e siga cuidadosamente todas as instruções de manuseio, inclusive as dos diagramas que acompanham o material.

Você pode descartá-los no lixo comum; não são necessárias precauções extras.

A letra "C" na haste de teste significa "controle". Se você seguiu as instruções cuidadosamente e esperou 20 minutos após colocar a haste no tubo de ensaio, uma linha deve aparecer ao lado da letra "C". Essa linha significa que seu teste está funcionando. Caso contrário, você precisará fazer um novo teste.

A letra "T" na haste significa "teste". Uma linha ao lado da letra "T", mesmo que seja fraca, juntamente com uma linha ao lado da letra "C", indica um resultado positivo para o teste e você pode estar infectado com HIV.

Uma linha "T", mesmo que seja fraca, e nenhuma linha "C" significa que o teste não está funcionando e você precisará fazer um novo teste.

Se você tiver um resultado positivo, precisará necessariamente de um segundo teste para confirmar o resultado. Nesse caso, procure seu médico ou clínica local para fazer um novo teste com acompanhamento de um profissional de saúde.

Se a haste de teste não tiver nenhuma linha no momento do resultado, significa que o teste não funcionou. Portanto, não considere o resultado obtido como uma indicação válida de sua condição de HIV.

Você pode descartar o teste com o lixo comum; não são necessárias precauções extras.

Repita o procedimento de teste OraQuick® com um novo kit e siga cuidadosamente todas as instruções de manuseio. Leia as instruções antes de iniciar o teste e certifique-se de que entendeu como colher sua amostra. Em seguida, coloque-a no frasco indicado por pelo menos 20 minutos e não mais do que 40 minutos antes de ler o resultado.

Se o seu teste tiver uma linha ao lado da letra "T", mas nenhuma linha ao lado da letra "C", isso significa que o teste não funcionou. Para que um teste funcione, uma linha deve aparecer na área marcada com "C." Portanto, não considere o resultado obtido como uma indicação válida de sua condição de HIV.

Você pode descartar o teste no lixo comum; não são necessárias precauções extras.

Qualquer linha ao lado da letra "T" na haste de teste, independentemente da cor ou sombra, significa que você tem um resultado positivo para o HIV, que deve ser confirmado por um profissional de saúde. Consulte seu médico para fazer um teste de acompanhamento e verificação do resultado do seu Autoteste de HIV OraQuick®. Até que o resultado seja confirmado, tome precauções para evitar risco de transmissão do HIV, especialmente em atividades sexuais.

Se o resultado do seu teste mostrar uma linha próxima à letra "C" e qualquer linha próxima à letra "T", significa que o resultado é positivo, ou seja, existe a possibilidade de você estar infectado pelo HIV. A intensidade das linhas na haste do teste não tem relação com o estágio da doença ou potencial de infecção pelo HIV. Portanto, uma linha mais escura ao lado da letra "T" não quer dizer que você é mais positivo. Você vai precisar de um segundo teste para confirmar o resultado. Consulte seu médico ou profissional de saúde para fazer um teste de acompanhamento e confirmar o resultado do seu Autoteste de HIV OraQuick®. Até que o resultado seja confirmado, tome precauções para evitar qualquer chance de transmissão do HIV, especialmente em atividades sexuais.

Não há risco de contaminação do HIV via saliva, pois o fluido oral não contém o vírus, somente os anticorpos do HIV. Além disso, cientistas e especialistas médicos afirmam que esse vírus não sobrevive bem fora do corpo. Isso significa que o risco de transmissão ambiental (propagação) é remoto. Como o resultado do seu teste é positivo, você precisará de um segundo teste para confirmar sua condição de HIV. Consulte seu médico ou profissional de saúde para fazer um teste de acompanhamento e confirmar o resultado do seu Autoteste de HIV OraQuick®. Até que o resultado seja confirmado, tome precauções para evitar qualquer chance de transmissão do HIV, especialmente em atividades sexuais.

Você pode descartar o teste no lixo comum; não são necessárias precauções extras.


SUPORTE AO PACIENTE

Se você tiver dúvidas sobre o Autoteste de HIV OraQuick® ou precisar de ajuda para localizar serviços de aconselhamento e assistência médica, há algumas coisas que você pode fazer:

Ligue gratuitamente para o nosso Serviço de Apoio ao Paciente pelo telefone 0800 204 4042. Sua ligação será totalmente confidencial.

Para localizar os serviços de saúde e organizações da sociedade civil que realizam ações de assistência, prevenção, diagnóstico e tratamento às pessoas que vivem ou convivem com o HIV, acesse o serviço do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, no link: http://www.aids.gov.br/pt-br/acesso_a_informacao/servicos-de-saude