Explicação dos resultados

Interpretar o teste é muito simples. Para entender o resultado, compare sua haste de teste com as imagens e descrições nas instruções de uso encontradas acima.

A letra "C" na haste de teste significa "controle". Se você seguiu as instruções cuidadosamente e esperou 20 minutos após colocar a haste no tubo de ensaio, uma linha deve aparecer ao lado da letra "C". Essa linha significa que seu teste está funcionando. Caso contrário, você precisará fazer um novo teste.

A letra "T" na haste significa "teste". Uma linha ao lado da letra "T", mesmo que seja fraca, juntamente com uma linha ao lado da letra "C", indica um resultado positivo para o teste e você pode estar infectado com HIV. Uma linha "T", mesmo que seja fraca, e nenhuma linha "C" significa que o teste não está funcionando e você precisará fazer um novo teste.

Explicação do resultado NEGATIVO

Se você seguiu cuidadosamente as instruções de uso, o seu resultado deu negativo e já se passaram pelo menos três meses desde que teve um evento de risco, provavelmente você não tem HIV.


Se o resultado do seu teste for negativo, mas você se envolveu em atividades que o colocaram em risco para o HIV, repita o teste após três meses do ocorrido, que é o período indicado pelo Autoteste de HIV OraQuick® para detecção de anticorpos do vírus no organismo.

O mais importante é ter em mente que o HIV é evitável. Entender como você pode prevenir a infecção por HIV é importante para proteger você e seu(s) parceiro(s) ou parceira(s).


Explicação do resultado POSITIVO

Se seu resultado for positivo, há ações importantes a serem feitas.


O Autoteste de HIV OraQuick® é um teste de triagem. Isto significa que, em caso de resultado positivo, é preciso procurar uma unidade de saúde para a realização de testes complementares para obter um diagnóstico definitivo. Somente após a confirmação do diagnóstico o tratamento é iniciado.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), além de oferecer aconselhamento profissional, faz o acompanhamento da pessoa que convive com HIV e distribui remédios gratuitamente. Por meio do Disque Saúde (136) é possível obter informações mais detalhadas.


Há também algumas informações que você deve saber sobre o HIV, que podem aliviar parte do estresse ou desorientação que você venha a sentir no caso de um resultado positivo no teste.

  • Você não está sozinho(a)
  • Tratamentos médicos estão disponíveis para ajudar as pessoas com HIV a terem vidas longas e saudáveis
  • Ter HIV não significa que você tem ou terá AIDS.

Com os novos tratamentos disponíveis, pessoas infectadas pelo HIV podem continuar a ter vidas saudáveis, longas e ativas. Elas podem ter relações sexuais normais com indivíduos HIV negativos, sem o risco de infectá-los com o vírus. Pesquisas em andamento estão encontrando novas maneiras de tratar o HIV quase todos os dias. A chave é identificar a infecção o mais cedo possível, antes que danos irreparáveis sejam causados ao organismo, daí a importância de fazer o teste.